O que é Inbound Marketing? Saiba mais sobre a estratégia

O Inbound marketing, muito conhecido no Brasil como marketing de atração, é o pilar principal para uma estratégia de desenvolvimento de conteúdo para o marketing digital. 

Ao contrário do marketing convencional, com o Inbound é o cliente que vai até a marca e não a marca que vai ao cliente. 

Neste artigo, você vai descobrir porque o Inbound caiu nas graças de grandes empresas e vai entender a sua importância para o marketing digital.

Mas antes, veja como essa estratégia surgiu e revolucionou a forma de fazer marketing.

 

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Como nasceu o Inbound Marketing?

 

Com a chegada dos computadores pessoais e a internet nos lares das pessoas, seus hábitos cotidianos foram bastante alterados, assim como seus hábitos de consumo. 

Dessa forma, percebendo essa mudança, e não acreditando que as empresas mantinham as mesmas formas de fazer marketing, os criadores da HubSpot (empresa de CRM e automação), Dharmesh Shah e Brian Halligan identificaram essa necessidade do mercado. Eles começaram a aplicar a estratégia na empresa que nascia em 2006, realizando também outros serviços simultaneamente. 

Além disso, notaram que, ao contrário do público antigo, o consumidor não ia para a loja comprar alguma coisa sem antes ter feito uma pesquisa mínima que seja na internet. 

Do mesmo modo, eles notaram que as startups não estavam acompanhando a mudança do público, já que suas estratégias nunca surtiram o efeito desejado. 

Foi aí que notaram a necessidade de adotar estratégias que iriam atingir o público da forma correta e assim, conseguir gerar mais vendas. Dessa forma, nascia o marketing de conteúdo. 

 

O que é o Inbound Marketing?

 

Como o próprio nome já diz, o Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair seu público alvo com um conteúdo, antes de tudo, com algo que seja relevante para a sua persona. E, dessa forma, conseguir mais clientes. 

Ele faz isso através de um conjunto de técnicas que vão desde a produção de conteúdo, até estratégias de divulgação que são realizadas de acordo com as características do seu cliente. 

Ou seja, isso significa que o fundamental para uma boa estratégia de Inbound Marketing consiste na produção e distribuição de conteúdo que seja relevante para a sua persona. 

Além disso, o que não faltam são formatos para iniciar essa produção, desde blogs e e-books, até mesmo o desenvolvimento de infográficos, imagens e vídeos. No entanto, é necessário saber usá-los da melhor forma. 

 

Posso fazer qualquer conteúdo? 

 

Não é bem assim. Em suma, não basta simplesmente sair produzindo conteúdo aleatoriamente. 

Para garantir que a estratégia vai trazer bons resultados, é fundamental ter certeza que o formato do seu conteúdo esteja de acordo com o que a sua persona deseja ou precisa. 

Pense, a ideia não é atrair o seu comprador com aquilo que ele mais gosta e deseja? Portanto, se você não oferece o conteúdo certo, todo planejamento não faz sentido.

 Dessa forma, para garantir que a estratégia de Inbound dê certo, é indispensável realizar uma boa construção da persona. 

 

Diferenças entre Inbound e Outbound 

Uma forma de entender melhor o Inbound Marketing é conhecendo o seu oposto, o Outbound. Muito comum em mídias off-line, estratégias de Outbound  apresentam algumas diferenças cruciais, por exemplo: 

 

Inbound Marketing  Outbound Marketing 
Mais engajamento  Não há engajamento 
Menor custo  Mais gasto com a divulgação 
Mais fácil mapear as métricas  Quase impossível identificar o número de pessoas que foram alcançadas 
Interatividade com o público Não há interatividade 
Alcance diretamente nos interessados  Qualquer pessoa aleatória tem acesso 
Ações que duram mais tempo  Ações curtas 
Relacionamento entre a marca e o cliente  Consumo passivo pelo cliente 
Ciclo de venda menor  ciclo de venda maior

 

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Por que devo investir no Inbound Marketing?

 

Quando os benefícios do Inbound são citados, em suma são ditos apenas o baixo custo e um alcance mais assertivo. Entretanto, esses não são os únicos motivos que fazem da estratégia uma boa escolha.  Conheça os principais motivos que vão te convencer a apostar no marketing de conteúdo.

 

Proximidade com o público de forma adequada

Primeiramente, estar próximo do seu público é fundamental para manter uma boa relação. No entanto, se não for feita da forma correta, pode até prejudicar sua marca.

Com o marketing de conteúdo, não é a empresa que vai até o cliente, mas sim o contrário. Essa forma diferenciada não vai irritar seu público, muito pelo contrário, ele vai se sentir encantado, afinal, sua marca está oferecendo aquilo que ele gosta de consumir.

 

Maior visibilidade para o seu negócio

Antigamente, era muito mais difícil ter acesso a conteúdos e até mesmo a propagandas de diversas marcas. Por outro lado, com a popularização do uso da internet essa realidade mudou. Atualmente, é possível conhecer inúmeras marcas diferentes todos os dias.

Isso significa que, com a estratégia correta, é possível fazer com que sua marca alcance ainda mais pessoas.

 

Alcance o seu verdadeiro público

é muito frustrante desperdiçar estratégias para o publico errado, além disso, mais frustrante é saber que o seu dinheiro foi gasto em algo que não vai surtir nenhum resultado. Contudo, isso não acontece quando usamos o Inbound Marketing.

Com uma boa pesquisa e a construção da persona correta, sua estratégia é direcionada exatamente para quem você deseja. Dessa forma, não há desperdício, nem de dinheiro, nem de trabalho da equipe.

 

Melhor acompanhamento do tráfego

Um dos benefícios não apenas do Inbound Marketing, mas de todo marketing digital, é a possibilidade de medir seu tráfego.  Pouco tempo depois de iniciar sua campanha, portanto, já é possível analisar os dados que ela oferece.

Dessa forma é possível fazer os ajustes necessários para obter ainda mais retorno.

 

Aumento do ROI

Como se não fosse suficiente a queda de gastos , apostar no Inbound também possibilita o aumento do Retorno Sobre Investimento, o famoso ROI.

Isso ocorre porque, quando é feito um bom trabalho, sua campanha pode performar por mais tempo. Por outro lado, estratégias de Outbound não surtem o mesmo efeito.

 

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Como aplicar o Inbound

A melhor forma de iniciar uma estratégia de Inbound é com a produção de conteúdo. Ainda mais com conteúdo bem feito. Dessa forma, existem algumas opções, entre elas:

 

  • Produção de blog
  • Materiais ricos (E-books) 
  • Desenvolvimento de sites
  • Uso de redes sociais 

 

No entanto, uma boa estratégia não consiste em fazer qualquer conteúdo e publicar de forma incerta. É necessário utilizar aquela que é mais interessante para sua empresa.

Como sabemos qual é a melhor? Com muita pesquisa, um trabalho profissional e qualificado e, principalmente, muita dedicação.

O Inbound Marketing vai possibilitar que a sua empresa apareça para o seu público no mesmo nível que grandes marcas. Portanto, quando decidir implantar a estratégia, certifique-se de que conta com os profissionais certos. Assim, é possível garantir o sucesso.

Tem alguma dúvida? Então entre em contato com a nossa equipe e saiba tudo sobre essa estratégia.

 

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