Como usar WhatsApp Business? Aprenda aqui

Como usar o WhatsApp Business é uma dúvida muito recorrente. E não é para menos, os empreendedores entenderam a força do uso do WhatsApp.

O aplicativo de mensagem já é o mais utilizado no mundo. Só no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas usam o app. 

No entanto, o que poucos sabem é que existe o WhatsApp Business. É uma versão que contém um plus, digamos assim, para as empresas. 

Já ouviu falar? 

Essa versão contém alguns recursos que foram feitos justamente para ajudar as empresas que dependem do aplicativo para atender seus clientes.

No artigo a seguir você vai entender o que é o WhatsApp Business, suas principais diferenças. 

Além disso, terá algumas dicas de como o aplicativo pode ajudar sua estratégia.

 

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A história do WhatsApp

 

Em 2009, a empresa de Brian Acton e Jan Koum fundou um aplicativo que, a princípio, era para substituir as mensagens de texto, famosas SMS.

Sua primeira versão foi um fracasso. Entretanto, era um modelo muito diferente da que usamos hoje. Na realidade, ela tinha apenas a lista de contatos e uma mensagem de status.

Dessa forma, 2009 foi um ano de testes para o aplicativo. Tanto, que as imagens só aparecem em dezembro do mesmo ano.

Daí para frente foi só sucesso. 

Em 2010 surgiu a versão para Android, Blackberry e Symbian. E assim, o aplicativo não parava de crescer. 

As mensagens de áudio só chegaram em 2013 depois de um grande investimento que a marca recebeu. 

Entretanto, sua maior transação aconteceu em 2014 quando o Facebook comprou a empresa pela bagatela de 19 bilhões de dólares. 

 

A chegada do WhatsApp Business

 

Então, em 2017 surge a versão para pequenos negócios. Com diversas novas funcionalidades, a promessa é facilitar o trabalho de quem usa o aplicativo de mensagens para vender.

Quando falamos de WhatsApp Business muita gente acredita que se trata apenas das mensagens automáticas. 

Entretanto isso não é verdade.

Veja as ferramentas que o aplicativo disponibiliza.

 

Catálogo de produtos

 Isso mesmo, dentro do aplicativo é possível disponibilizar um catálogo dos seus produtos ou serviços. Assim é possível que o seu cliente veja os itens disponíveis antes de enviar uma mensagem.

O interessante do catálogo é que é possível colocar preço, descrição e até fotos dos seus produtos.

 

Etiquetas

Esse recurso permite que você crie categorias para os clientes.

Por exemplo, cada etiqueta leva uma cor e o perfil do cliente, como novo ou aguardando entrega.

Na hora de mandar mensagem, basta procurar na sua categoria específica.

 

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Links de vendas

Atualmente o WhatsApp anunciou seu link de vendas.

Isso significa que é possível receber o pagamento sem nem mesmo sair do aplicativo.

Mensagens automáticas

Essas mensagens facilitam muito a vida dos empreendedores.

Há dois tipos de mensagem automática. A primeira é a saudação. Nela, o cliente recebe uma mensagem assim que entra em contato. 

Esse recurso garante que ele se sinta bem atendido.

O segundo tipo é a mensagem de ausência. 

Com ela é possível programar uma resposta para quem envia alguma solicitação fora do horário de expediente, por exemplo. 

Assim que você tiver acesso ao aplicativo, em horário comercial, atende o cliente tranquilamente. 

 

Número de telefone fixo

Este é um recurso muito utilizado por quem tem um escritório ou loja comercial. É possível configurar o número de telefone fixo no WhatsApp.

As mensagens chegam pelo aplicativo normalmente, entretanto, se o cliente já conhece aquele número, facilita o processo.

 

É difícil usar o WhatsApp Business? 

 

De forma alguma. Da mesma forma que você utiliza o formato pessoal é como você vai usar o Business.

Basta entrar na sua loja de aplicativos, baixar o WhatsApp Business e configurar todos os recursos que deseja usar. 

É possível manter o número que já conversava com os clientes, colocar o fixo ou até mesmo comprar outro chip. 

Também é possível usar sua versão para web. Seja conectando pelo navegador ou até mesmo baixando o aplicativo. 

 

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Estratégias de marketing pelo WhatsApp Business 

 

Uma das grandes promessas do WhatsApp  é a possibilidade de fazer anúncios pelo aplicativo. 

Não é de hoje que o assunto é pauta e pode ter certeza que isso não demora para acontecer. 

Enquanto não tem um espaço para anunciar de verdade, é possível sim fazer ações para seus clientes. 

Se você já conversa com o cliente pelo WhatsApp, isso significa que tem um contato muito bom. Afinal, é o número pessoal dele que está ali.

Além disso, o status do WhatsApp também é um excelente canal de divulgação. 

E aí, você já usou o WhatsApp para o seu negócio? 

Se não, baixe o aplicativo e comece agora mesmo.

 

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